segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Respostas Espirituais a Questões Difíceis

O que a Bíblia diz a respeito da Trindade? (2 Coríntios 13:13)
A Trindade é um dos maiores mistérios teológicos. Há alguns que pensam que, por acreditarmos no monoteísmo (um só Deus), nós não podemos aceitar o conceito da Trindade. Apesar disso, a Bíblia ensina que Deus consiste em três Pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, cada qual inteiramente Deus, cada um mostrando inteiramente a natureza divina (Lucas 3:21-22).
O Pai é a fonte da Trindade, o Criador, o primeiro. Ele é o pensamento primeiro, o conceito de tudo o que foi e será criado. Jesus disse: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (João 5:17).
O Filho é o "Logos", ou a expressão de Deus (o "filho unigênito" do Pai) e Ele mesmo é Deus. Mais adiante, como Deus encarnado, ele revela o Pai para nós (João 14:9). O Filho de Deus é tanto o agente da criação como o único Redentor da raça humana.
O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, procede do Pai, e é adorado e glorificado junto com o Pai e o Filho. Ele inspirou as Escrituras, dá poder aos filhos de Deus e convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (João 16:8).
Todas as Pessoas da Trindade são eternas. O Pai existe e sempre existiu. Com Ele sempre existiu sua expressão, o Filho. O Pai sempre amou o Filho, e o Filho sempre serviu ao Pai. Daquele relacionamento de amor, existe o Espírito de Deus, que é eterno e sempre existiu. O Pai não existiu primeiro, depois o Filho, nem ainda depois o Espírito. Os três existiam antes mesmo que qualquer coisa pudesse vir a ser criada (três Pessoas distintas trabalhando como uma). Na ocasião do batismo de Jesus, todas as três Pessoas da Trindade estavam presentes e ativas. O Pai falou dos céus, o Filho estava cumprindo toda a justiça, e o Espírito de Deus desceu como uma pomba e veio sobre Ele (Mateus 3:16-17).
A existência da Trindade é um mistério que um dia nós iremos entender claramente. Por hora, nós sabemos que a Bíblia ensina isso, que Jesus revelou isso, e que a Igreja cristã confessou e guardou essa preciosa verdade desde o início (1 Coríntios 12:4-6; 2 Coríntios 13:13; Efésios 4:4-6; 2 Tessalonicenses 2:13-14).
Fiquem na Paz!
Pra. Cássia Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário